SOFA EXPLENDOR
Decoração |

30.06.21

QUAL TECIDO ESCOLHER PARA MEU SOFÁ?

Você já escolheu o design, a cor e o tamanho do sofá, mas e o tecido? Um item que às vezes passa despercebido, mas que precisa ser analisado com atenção, porque a durabilidade é, sem dúvida, uma questão importante, além disso, a funcionalidade, resistência, e claro a beleza.

A infinidade de modelos e materiais existentes pode fazer com que o comprador fique na dúvida.  Por exemplo, alguns tecidos sujam mais facilmente, outros retêm calor, enquanto tem aqueles que devem passar longe de animais domésticos e de pessoas alérgicas.

Na realidade não existe um tecido ideal, existem apenas tipos diferentes que se adaptam melhor a uma realidade do que cada cliente esta procurando naquele momento. Por isso é tão importante definir as suas necessidades para, a partir daí, escolher o tecido ideal.

Por isso, você deve conhecer os principais tipos de tecido para estofado e suas indicações. Aqui vão alguns deles:

TECIDO SUEDE

O suede é um tecido macio, muito confortável e possui uma textura aveludada muito agradável ao toque, podendo ser comparado à camurça. O suede também é muito resistente, durável e está disponível em uma opção enorme de cores. Outra vantagem é o preço acessível do tecido.

O problema do suede é ser um tecido muito absorvente e que mancha com facilidade, portanto deve-se tomar cuidado em relação a líquidos. Uma boa dica é impermeabilizá-lo.

Se você tem crianças em casa, essa talvez não seja a melhor opção de tecido.

TECIDO LINHO

Os tecidos de linho são a representatividade da nobreza. O linho é uma opção de tecido para sofá que une como poucos qualidade e beleza.

As principais características são maciez, durabilidade, antialérgico e muito fácil de limpar.

Apesar de não ser totalmente impermeável, o linho absorve bem menos líquidos do que outros tipos de tecido.

O linho é um tecido caro e o preço do seu sofá vai aumentar um pouco com ele. Porém hoje no mercador existem opções do chamado “fake linen”. É um tecido que tem a aparência do linho mas trata-se um mix de outras fibras, tornando o tecido mais acessível.

COURO ECOLÓGICO

Existem três tipos de couro ecológico para sofá: o PU, o corino e o courvin, a diferença entre eles está na textura, maleabilidade, durabilidade e conforto térmico. A principal vantagem do couro ecológico é a sua alta impermeabilidade, ou seja, ele absorve pouquíssimo líquidos.

O couro ecológico é um tipo de tecido para sofá muito resistente tornando-se  ideal para quem tem bichinhos de estimação em casa. A limpeza do couro ecológico também é simples, exigindo apenas uma bucha com detergente neutro e um pano seco macio tornando-se fácil remoção de pelos e poeira, sendo assim ideal também para pessoas alérgicas e uma ótima opção para quem tem filhos pequenos.

No entanto sofás nesses materiais são quentes no verão e frios no inverno.

O sofá de couro ecológico é uma opção ao couro natural, tanto no quesito financeiro, já que tende a ser mais barato, quanto na questão ética e ambiental, já que o couro sintético não está envolvido na exploração animal.

TECIDO SARJA

Ele é um dos tecidos mais agradáveis para quem deseja combinar elegância com conforto e refrescância.

É extremamente maleável e muito resistente, além de não absorver as sujeiras com facilidade, mas é preciso de cuidados especiais na hora da limpeza.

Além disso, ele é uma sugestão para quem procura um tecido mais frio, sendo melhor para os lugares mais quentes.

São indicadas para quem procura um efeito mais despojado, sem perder o conforto. E já que eles são confeccionados de algodão, não absorvem muito calor e nem a umidade, sendo um ponto forte para o seu sofá.

TECIDO CHENILE

Era um dos mais usados até pouco tempo, visto que é um tecido muito confortável, e muito resistente ao tempo de uso. É tecido firme, mas ao mesmo tempo bem macio, proporciona um toque suave e aconchegante.

Ele tem sido deixado de lado por ser mais difícil de limpar, pois acumula sujeira nas frestas, o que é também prejudicial para pessoas com problemas respiratórios. O tecido possui textura com mais vincos, sendo assim necessários mais cuidados na hora da limpeza.

Agora que já conhece as principais diferenças entre os tecidos mais usados em estofados, é só escolher o seu estofado aqui na Colletânea Design!!

 

0 Comentários

ENVIAR COMENTÁRIO
Deixe uma Resposta