Ao decorar sua casa, em algum momento já se perguntou…qual o tamanho de quadro ideal para minha sala de jantar ou de estar?
Sabendo que essa tarefa pode não ser fácil, mas também muito prazerosa, preparamos algumas dicas de como escolher aquele que pode ser um dos detalhes que pode mudar a cara da decoração da sua casa.
A primeira dica é, defina seu estilo. Os quadros decorativos podem ser de um artista admirado pelos moradores, de fotos de viagens, paisagens de lugares que se deseja visitar e muito mais. O que realmente importa é combinar cores, formas e estilo com o restante da decoração do ambiente.
Se sua decoração tiver um ar mais tradicional, pode ser que uma só peça seja o suficiente para adicionar requinte ao espaço. Agora se seu estilo tender mais para os contemporâneos, os conjuntos de quadros, que através de um mix de tamanhos e cores, darão um destaque na sua decoração.
Essa super tendência, de fazer composição com quadros, ou seja, colocar mais de um quadro na mesma parede, às vezes deixam os clientes inseguros, sem saber quais são as “regras”. Podemos começar dizendo que não existem regras na hora de fazer uma composição de quadros para sala. Eles podem ser de estilos e estarem em molduras completamente diferentes, alias não precisam combinar entre si. Para esse estilo de decoração, o que realmente importa é que os quadros fiquem harmônicos com o ambiente.
Esse estilo de decoração para as paredes deixa sua casa mais moderna e descontraída. Basta deixar rolar a criatividade!
Depois de definir seu estilo vem sempre a principal pergunta, qual o tamanho ideal do quadro para meu cômodo?
Essa é uma das características que devem ser melhor analisadas , o tamanho. Definir o tamanho certo significa acertar na proporção do quadro em relação aos demais itens presentes no espaço, ou seja, o novo adorno precisa harmonizar e atuar em equilíbrio com o espaço onde ele será exposto. Para isso alguns pontos devem ser analisados:
- O TAMANHO DO CÔMODO ONDE ELE SERÁ EXPOSTO
As obras maiores são melhores para lugares espaçosos. Agora, se escolher uma peça menor nesse caso, o espaço deve valorizá-la, senão poderá se perder entre os outros objetos. Cômodos pequenos ou estreitos como corredores, pedem algo que se encaixe melhor a eles, como quadros menores, mas nada impede que você opte por um grande quadro decorativo. Porém nesses casos sempre pense na seguinte pergunta… As pessoas terão espaço suficiente para admirar uma peça larga em um lugar tão estreito?
Se você colocar uma obra muito grande em um espaço sem recuo, fica impossível chegar a uma distância visual confortável. O inverso também é verdadeiro, onde os quadros pequenos com espaços de recuo enormes podem se perder em meio à imensidão.
Regra geral o quadro não deve ser maior que 75% e nem menor que 50% do espaço destinado. Se você trabalhar entre esses valores conseguirá obter uma no tamanho da arte com o seu espaço. O ideal é sempre buscar um equilíbrio!!
- CENTRALIZAÇÃO
Esse fator está totalmente ligado na escolha do tamanho ideal de seu quadro decorativo. Uma vez que um quadro é feito para ser admirado e dar valor à decoração de um lar, é necessário ter uma centralização perfeita ao alcance dos olhos.
Para que isso aconteça ele deve ser posicionado entre 142,5 a 150,5 centímetros do chão, dando margem para que a visão percorra todos os ângulos sem sofrer para enxergar seus detalhes. Mas é claro que essa é uma dentro outras dicas, e regras podem ser quebradas, dependendo do seu gosto e estilo.
Agora se sua intenção for colocar seu quadro em cima do sofá, deixe um espaço de pelo menos 20 cm entre esses itens, assim as pessoas não vão encostar a cabeça nos quadros quando sentarem no móvel.
- TAMANHO E DISTÂNCIA EM RELAÇÃO A MOBÍLIA
Se sua intenção é comprar um novo quadro para por sobre um móvel, seja ele um sofá ou um balcão, pense nele como uma pirâmide, começando sempre do maior, na base, para o menor, no cume. Portanto, sofá/balcão maior e quadro menor.
O quadro deve ter um tamanho aproximado à ⅔ ou ¾ do comprimento dos móveis, evitando que fique grande ou pequeno demais. O espaço entre móvel e o quadro deve ser de, pelo menos, 20 centímetros de altura.
Quando a intenção for colocar um conjunto de quadros sobre a mobília, o importante é manter uma distância de 15 à 20 centímetros entre uma obra e a outra. Assim você garante que a presença de todos os elementos não seja um exagero.
- EFEITO E ILUMINAÇÃO
Quadros posicionados na vertical causam a impressão de um teto mais alto. Já quando utilizados na horizontal dão a sensação de amplitude ao ambiente.
Outros artifícios da decoração podem ser utilizados para aprimorar a exposição dos quadros decorativos, como utilizar a iluminação para destaca-los. Essas iluminações podem ser embutidas e diretas, ou indiretas com um abajur na sala.
Enfim, os quadros decorativos são uma belíssima opção para acrescentar mais estilo aos cômodos da sua casa. Afinal, são complementos capazes de transformar um espaço!
Aqui passamos algumas recomendações, porque regras na hora de decorar não existe, ou melhor, existe somente UMA: você ficar feliz com a sua casa linda e aconchegante, com a sua cara!
Aproveite e venha nos fazer uma visita e conhecer nossos quadros, quem sabe por aqui você encontra a sua nova obra de arte!!
0 Comentários
ENVIAR COMENTÁRIO